Guia rápido: conheça os tipos de aparelhos auditivos e suas indicações

Aparelhos Auditivos

Os diferentes tipos de aparelhos auditivos são as principais ferramentas no tratamento da perda de audição, seja qual for a causa e a idade do paciente. Eles são pequenos dispositivos eletrônicos que têm a capacidade de auxiliar as pessoas a voltarem a ouvir, pelo menos em parte, e retomarem a sua qualidade de vida.

A tecnologia usada nesses pequenos dispositivos tem evoluído ano após ano, com isso, os aparelhos tornam-se cada vez mais confortáveis, discretos e também ganham em funcionalidade. A cada novo modelo ou reinvenção, os aparelhos auditivos se tornam mais fáceis de serem usados e quem ganha com isso são os pacientes.

A escolha do aparelho ideal deve ser de acordo com o nível de surdez e, claro, e também seguindo as indicações médicas. E para quem tem dúvidas sobre o assunto e como encontrar a melhor opção, abaixo explicamos quais são os principais tipos de aparelhos e suas indicações. Confira!

Os aparelhos auditivos

A principal função do aparelho auditivo é a de amplificar as ondas sonoras, de modo que elas possam ser escutadas pela pessoa com alguma perda de audição. Todos os tipos de aparelho têm os principais elementos com funções semelhantes:

  • microfone — capta as vibrações sonoras (sons) e as transforma em sinais elétricos;
  • computador — manipula os sinais eletrônicos e os adapta de acordo com a perda auditiva da pessoa (programação prévia);
  • amplificador — aumenta a intensidade dos sinais do microfone;
  • receptor — converte os sinais elétricos do amplificador em sinais auditivos acústicos, para que possam ser escutados pela pessoa.

A adaptação de cada tipo de aparelho auditivo é feita de acordo com a necessidade do paciente, e não apenas com a estética e as funcionalidades do dispositivo. É recomendado que o paciente realize uma experiência prévia com o aparelho antes de comprá-lo.

Os principais modelos de aparelhos auditivos

Os principais modelos de aparelhos auditivos

Hoje, há inúmeros modelos de aparelhos auditivos disponíveis no mercado. Com isso, é normal que apareçam dúvidas sobre qual é o melhor, principalmente, quando se trata da compra do primeiro dispositivo. Abaixo, listamos quais são alguns dos principais modelos de aparelhos auditivos para você entender as diferenças entre eles.

Microcanal (CIC)

O microcanal é um pequeno aparelho auditivo formado por uma única peça, que se encaixa no canal auditivo e fica com uma pequena parte à mostra. É o menor modelo de aparelho auditivo de peça única. Costuma ter uma boa adaptação dentro da orelha, pois a cápsula pode ser moldada para cada paciente.

Ele é indicado nos casos de perda auditiva leve a moderada. Uma das suas principais vantagens é a discrição, que agrada às pessoas que não desejam que o aparelho fique visível.

Algumas vezes, ele pode não ser indicado devido à anatomia da orelha (em pessoas com canal auditivo muito estreito, por exemplo) ou com infecções de ouvido recorrentes.

Intracanal (ITC)

O aparelho auditivo intracanal também é posicionado no canal auditivo. É formado por uma única peça, uma cápsula que pode ser moldada e customizada.

É indicado para pessoas com perda auditiva de grau leve e moderado. É ideal para aqueles que precisam de uma maior amplificação e que desejam ter um maior controle de sua audição, pois tem função de programação e controle do volume.

O modelo é um pouco maior se comparado ao modelo microcanal.

Intra-auricular (ITE)

O aparelho auditivo intra-auricular é um modelo um pouco maior, que é confeccionado sob medida para ser encaixado dentro da porção externa da orelha, formado por uma cápsula única.

Entre os modelos do tipo “intra”, é o que tem maior potência de amplificação dos sons. Por isso, pode ser indicado para pessoas com perda auditiva severa, além de ser adaptado para perdas leves e moderadas.

O modelo pode incluir botão de volume e programação. Uma das suas vantagens é a facilidade de ser encaixado na orelha. Por isso, é indicado para pessoas com habilidades manuais prejudicadas.

Esteticamente, são maiores e mais visíveis do que os modelos mencionados.

Retroauricular (BTE)

Os aparelhos retroauriculares são considerados os dispositivos auditivos mais potentes. Eles são indicados para todos os graus de perda de audição, do leve ao profundo.

O modelo é formado por 2 partes:

  • uma caixa em material plástico que contém os elementos eletrônicos e fica posicionada atrás da orelha;
  • um molde auricular ou sonda que fica posicionado dentro do canal auditivo.

Os 2 são ligados por um tubo transparente, de plástico ou silicone, que transmite o som amplificado.

As suas vantagens são:

  • fica “escondido” atrás da orelha;
  • não dão a sensação de “ouvido tampado”;
  • maiores possibilidades de programação;
  • mais resistentes e de fácil manuseio.

Receptor no canal (RIC)

O aparelho auditivo com receptor no canal é considerado a evolução do modelo retroauricular. É um aparelho de tamanho reduzido — que também fica localizado atrás da orelha — e ligado ao canal auditivo por um fio fino e transparente — que tem um receptor na sua ponta.

O modelo pode medir até menos de 1 centímetro, pois o receptor não fica mais dentro do aparelho. É indicado para perdas auditivas leves a severas.

A sua fabricação não é customizada para cada paciente, mas é feita com diferentes tamanhos de receptores, que se adaptam aos diversos tamanhos de orelhas e necessidades de amplificação.

Costuma ser bem aceito entre os usuários, pois apresenta alta potência e é mais discreto do que os outros modelos.

As funcionalidades dos aparelhos auditivos

As funcionalidades dos aparelhos auditivos

Até aqui, mostramos quais são os principais tipos de aparelhos auditivos para que você veja quais são as suas indicações. Além das funções básicas, os dispositivos mais modernos podem apresentar diferentes funcionalidades que facilitam o seu uso e trazem vários benefícios para seus usuários. Alguns deles podem incluir:

  • sensor de movimento, que garante que os sons sejam escutados com clareza mesmo quando a pessoa está se movimentando;
  • tecnologia wireless, que mantém os aparelhos do lado esquerdo e direito funcionando em harmonia;
  • transmissão de música diretamente para o aparelho;
  • ligações telefônicas executadas pelo aparelho;
  • transmissão dos sons da TV diretamente para o aparelho;
  • microfones direcionais que ajudam a pessoa a focar na conversação em ambientes com ruídos;
  • opção de controle por aplicativo no smartphone;
  • gerador de sons que alivia os sintomas do zumbido;
  • proteção contra os efeitos da umidade e da oxidação.

Os diferentes tipos de aparelhos auditivos têm funções e indicações específicas, que devem ser levadas em consideração na hora da escolha. O paciente deve optar pelo modelo com o qual ele se sinta mais confortável, tenha mais adaptação e possa auxiliar o seu problema auditivo.

As novas tecnologias nos aparelhos auditivos

A cada dia, a tecnologia avança mais alguns passos nos mais diversos dispositivos: smartphones evoluem de modelos, carros ficam mais potentes e as televisões são vendidas com melhores resoluções. Com os aparelhos auditivos, não é muito diferente. Estamos em franca evolução das tecnologias utilizadas e todos os dias surgem novidades a respeito.

Um exemplo muito útil no cotidiano — mesmo de pessoas mais velhas — é a tecnologia Bluetooth. Com ela, você consegue conectar seu aparelho auditivo a um dispositivo de mídia ou áudio e utilizá-lo como um fone Bluetooth. A perda de qualidade do som é mínima e a maioria dos aparelhos auditivos aceitam distâncias de até dez metros.

A estrutura física dos aparelhos auditivos também recebeu alguns upgrades nos últimos anos. Um grande inconveniente era a necessidade de trocar o aparelho quando a bateria acabava — além de ser mais incômodo, isso gerava também um maior custo, de adquirir um novo dispositivo periodicamente.

Atualmente, os aparelhos já estão sendo comercializados com baterias recarregáveis. Além de as baterias serem mais duráveis do que as antigas, elas também podem ser reutilizadas e reduzir os custos de manutenção.

Os aparelhos de destaque no mercado

Se você está em busca de um aparelho auditivo, tire um tempo para pesquisar modelos disponíveis no Brasil e adequados à sua situação e ao seu bolso. Mostramos, a seguir, alguns aparelhos que ganham destaque no mercado por suas características inovadoras. Saiba mais sobre eles!

Pure Charge&Go Nx

Pure Charge&Go Nx

Com um design moderno e inovador, esse modelo reúne todas as novas tecnologias que mencionamos: seu sistema de carregamento, à base de íon de lítio de alta capacidade, é recarregável e oferece total conveniência.

Com isso, os usuários podem carregar a célula de energia enquanto dormem e confiar no aparelho durante o dia. Além disso, o Pure Charge&Go Nx também conta com tecnologia Bluetooth e inteligência artificial para reconhecimento natural da própria voz.

Alguns acessórios podem ser utilizados com esse aparelho auditivo. O mais popular deles é o myControl App, que permite um controle remoto para os ajustes do aparelho. Ao alcance das mãos, você controla o volume e ajuda a manter sua saúde auditiva sempre alta.

Ele também utiliza o balanço do smartphone para diminuir alterações no ruído enquanto você se move, garantindo a melhor qualidade de som sempre.

Dentre outros acessórios do Pure Charge&Go Nx, destacamos o StreamLine TV. Com ele, você transmite o som da televisão diretamente para o seu dispositivo. Além disso, com o StreamLine Mic, você tem sempre um microfone remoto e uma transmissão de áudio de ligações telefônicas de alta qualidade.

Styletto Connect

Styletto Connect

Esse aparelho auditivo conta com um design mais reto do que o anterior. Sua vantagem inicial é a possibilidade de personalização das cores do aparelho, variando desde o azul até o rosa. Ele conta com tecnologias como conexão Bluetooth e interação com o smartphone, possibilitando chamadas telefônicas, vídeo transferências e assistir à televisão.

Outro destaque do Styletto é o seu carregamento sem fio. O modelo promete que a bateria dura um dia inteiro com apenas uma carga, com até 5 horas de streaming para ouvir música ou falar ao telefone. A empresa também garante que, com apenas 30 minutos de carga durante o dia, o aparelho dura por mais 5 horas de uso e 3 horas de streaming.

Silk Nx

Silk Nx

O menor desses três modelos, o Silk Nx tem um encaixe discreto e neutro, ideal para usuários que desejam uma experiência mais natural. No entanto, seu tamanho não reflete sua qualidade, esse aparelho está pronto para ser usado com Ultra HD e2e para processamento binaural superior sem fio. Caso você esteja engajado nas novas tecnologias, o Silk Nx é para você.

O Silk Nx também conta com um aplicativo para controle, o touchControl App. Para sua adaptação a outros dispositivos, a TeleCare é a melhor opção. Ele é, portanto, um aparelho com grandes funcionalidades, apesar de discreto e neutro na aparência. Para usuários com perda auditiva unilateral, ele também fornece uma experiência personalizada e realista.

A escolha do aparelho ideal

Existem inúmeras variáveis que devem ser levadas em consideração no momento de escolher um aparelho auditivo. A primeira delas diz respeito ao grau de perda auditiva. Consulte sempre um especialista para lhe fornecer um diagnóstico de base e graduar sua perda auditiva.

Perdas auditivas moderadas a graves demandam dispositivos mais potentes, como o retroauricular. Embora eles pequem na aparência, eles fornecerão a melhor qualidade sonora que se adequa ao seu dia a dia. Como o objetivo do tratamento é devolver qualidade de vida e melhorar sua audição, não hesite em optar por um modelo mais robusto.

Caso você sofra com perdas mais leves, pode investir em modelos menos potentes e mais discretos. E, dependendo do seu estilo pessoal, você pode optar por aparelhos coloridos, neutros ou menos visíveis. Aposte naquilo que mais agradar, que resolve o seu problema e que apresenta as tecnologias que você procura.

Se você for uma pessoa mais antenada nas novidades, em busca do melhor que a tecnologia tem a oferecer, os modelos mais recentes são para você. A tecnologia de carregamento diário e a interação com o Bluetooth tornam o aparelho auditivo quase um gadget. Se acostumar a eles será muito mais fácil e cômodo com essas tecnologias.

Graus de perda auditiva

Graus de perda auditiva

Até aqui, você já entendeu que cada modelo de aparelho auditivo é indicado para determinados graus de perda de audição. Mas e então, como será que esse grau é avaliado e quais são os níveis? Primeiramente, saiba que os profissionais capacitados a realizarem exames de audiometria, bem como identificarem se um paciente tem ou não surdez são os fonoaudiólogos e também o médico otorrinolaringologista.

Outro ponto importante que deve ser entendido é que a surdez não atinge apenas as pessoas mais velhas, como muitos pensam. Pelo contrário, suas diversas causas podem acometer todas as faixas-etárias. Claro que o processo de envelhecimento pode, naturalmente, diminuir aos poucos a capacidade auditiva, mas, além disso, há outros fatores que podem contribuir para essa situação também como excesso de exposição a ruídos e infecções.

No exame feito para identificar se o paciente tem ou não perda auditiva, onde são medidos os decibéis (dB) que ele tem capacidade de escutar, podem ser encontrados os seguintes resultados:

  • até 20 dB — se esse for o resultado, significa que a capacidade de audição do paciente é normal, ou seja, não há surdez;
  • entre 21 e 40 dB — esse resultado significa perda auditiva leve, onde o paciente consegue ouvir a maioria dos sons no dia a dia;
  • entre 42 e 55 dB — essa é considerada uma perda auditiva moderada. Nessa condição, já é preciso aumentar o volume da TV além do normal;
  • entre 56 e 70 dB — essa é considerada como perda auditiva moderada/severa, onde as pessoas já encontram dificuldades para conversarem em grupos;
  • entre 71 e 90 dB — essa é a perda auditiva severa, onde uma fala normal não é compreendida;
  • acima de 91 dB — essa faixa já é considerada como perda auditiva profunda.

Quando procurar um especialista

Agora você já conhece os principais modelos de aparelhos, qual especialista deve ser procurado e também os variados graus de perda de audição. No entanto, é importante estar atento aos sinais que demonstram problemas auditivos.

De maneira geral, os principais sintomas da perda auditiva são a necessidade de assistir televisão em um volume acima do o normal, dificuldade para compreender conversas em lugares com mais barulhos, como restaurantes, problemas para acompanhar conversas em grupos, necessidade de as pessoas repetirem o que outros dizem etc.

Caso algum, ou mesmo vários, desses sinais sejam recorrentes no seu dia a dia, procure um especialista, afinal, somente ele poderá fazer uma avaliação e fornecer um diagnóstico correto. Além do mais, caso a surdez seja identificada, peça dicas ao seu próprio médico sobre quais são os melhores aparelhos para se comprar.

Além do mais, adquirir um aparelho de uma loja especializada também faz toda a diferença, tendo em vista o suporte que você vai ter desde a fase inicial de pesquisas até o pós-venda.

Onde encontrar os melhores aparelhos

Onde encontrar os melhores aparelhos

É claro que, nem sempre, temos as informações certas para tomar essa decisão. Alguns tipos de aparelhos auditivos podem parecer que não resolverão seu problema, ou que serão caros demais. Nesses casos, é prudente procurar um especialista para analisar mais concretamente seus anseios, necessidades e possibilidades de aquisição.

A A&R, por exemplo, é uma empresa especializada em reabilitação auditiva por aparelhos de alta qualidade. Atendemos todos os graus de perda auditiva, desde a leve até a severa, e contamos com profissionais especialistas durante o processo para lhe fornecer a melhor experiência. Na A&R, o cliente, o fonoaudiólogo e o médico caminham juntos para uma qualidade superior dos aparelhos auditivos.

Se você está em busca do aparelho auditivo ideal para o seu caso, podemos lhe ajudar. Atendemos em Uberlândia, Ipatinga, Uberaba, Belo Horizonte e Poços de Caldas. Se você ficou interessado, por que não entra em contato conosco? Estamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas e estamos ansiosos para conhecer você melhor!

Deixe um Comentário